Qual é o impacto do endomarketing na retenção de talentos?

Você pode pensar que a retenção de talentos se resume em simplesmente evitar a saída de bons profissionais, mas ela também é uma estratégia indispensável para o sucesso e a continuidade de qualquer negócio.

As empresas precisam priorizar o bem-estar e o desenvolvimento de suas equipes para ter vantagem no mercado. Afinal, colaboradores que se sentem valorizados e veem oportunidades claras de crescimento interno produzem e engajam com maior facilidade com um clima organizacional positivo.

Uma pesquisa realizada pela Forbes confirma isso: 92% das pessoas estariam dispostas a mudar de empresa se lhes fosse oferecido um cargo em uma organização com excelente reputação corporativa.

Então, surge a pergunta: como fortalecer a marca empregadora sem errar? A resposta está no endomarketing, que surge com ações diárias para estreitar os laços entre a organização e seus colaboradores a ponto de retê-los.

Neste blogpost, você entenderá como acontece esse trabalho e como pode aplicá-lo na sua empresa para diminuir a rotatividade de funcionários e ter um ambiente corporativo mais motivador.

Reter talentos é importante mesmo?

A retenção de talentos mantém a empresa funcionando bem, com um time preparado para lidar com o trabalho do dia a dia. Quando uma empresa consegue diminuir a saída de colaboradores, ela economiza nos custos de contratação e treinamentos iniciais, e ainda melhora o ritmo do trabalho, o clima organizacional e a cultura do lugar.

Pesquisas mostram que substituir um colaborador pode custar de 30% a 200% do salário anual dele, dependendo do cargo. E empresas com equipes engajadas conseguem aumentar os lucros em até 21% mais do que empresas com times desmotivados, segundo a ClickUp.

Por isso, sim, reter talentos é muito importante. Ao manter os melhores profissionais, criam-se equipes mais unidas, aumentam-se os aprendizados e há mais espaço para novas ideias.

Como o endomarketing se aplica na retenção de talentos?

Endomarketing é sobre trabalhar com as pessoas de dentro, criando mais engajamento em um ambiente produtivo e satisfatório, enquanto mostra o quanto cada um é importante para o core business.

Portanto, para manter os talentos, é essencial que as pessoas se sintam conectadas à empresa e motivadas no dia a dia. O endomarketing faz isso com ações como:

  • Dividir metas, resultados e novidades que cria um ambiente de confiança e transparência;
  • Destacar conquistas, individuais ou em grupo, mostrando que o esforço de cada um faz diferença;
  • Criar um lugar que respeita valores pessoais a ponto de as pessoas se sentirem mais ligadas à empresa, promovendo também um clima organizacional acolhedor.

Quando feito do jeito certo, o endomarketing faz dos colaboradores verdadeiros defensores da marca, criando um time engajado e produtivo.

Exemplos reais de endomarketing para reter talentos

Algumas empresas conhecidas por todos nós mostram na prática como cuidar bem dos colaboradores ajuda a reter talentos e a fortalecer a cultura do trabalho com ações simples.

Dentre elas, temos:

Google

A Google é um sonho profissional para muitos, pois tem uma cultura inovadora, reconhecida mundialmente, que oferece uma experiência única para seus colaboradores. Entre os benefícios, estão espaços de convivência, refeições gratuitas e programas de desenvolvimento pessoal, como workshops e mentorias. 

A criatividade é incentivada com iniciativas como os “projetos paralelos”, onde os times podem dedicar 20% do seu tempo para explorar ideias inovadoras que não estão diretamente ligadas às suas tarefas diárias.

Nubank

Conhecido por seu ambiente inclusivo e diverso, o Nubank vai além de promover a igualdade, criando um espaço onde todos se sentem à vontade para ser quem são, que se traduz em políticas como o “dress code livre” e iniciativas que celebram datas importantes para diferentes culturas. 

Eles também investem fortemente em programas de bem-estar, com terapias acessíveis, horários flexíveis e um orçamento exclusivo para cursos e especializações.

Netflix

A Netflix é conhecida por sua política de “liberdade e responsabilidade”, que deixa os colaboradores livres para tomarem decisões diretamente relacionadas ao seu trabalho, como definir prioridades de projetos, escolher ferramentas e tecnologias ou propor soluções para problemas operacionais. Todos têm acesso a dados importantes da empresa, o que cria um senso de participação e transparência.

Quatro pessoas em uma sala de reunião, inclinadas sobre uma mesa com papéis e um computador, interagindo entre si e apontando aos papéis enquanto sorriem.

Estratégias para reter talentos com endomarketing

Manter os melhores talentos exige ações bem planejadas, como você pôde notar nos exemplos de sucesso citados. Por isso, confira abaixo as principais estratégias de endomarketing para colocar em prática na sua empresa.

Desenvolvimento de programas de reconhecimento

Reconhecer o trabalho do time é uma boa alternativa para valorizar e fortalecer o vínculo emocional dos colaboradores com a empresa.

Quando alguém se sente reconhecido e percebe que suas contribuições têm impacto, aumentam a motivação e o desejo de continuar entregando bons resultados. E claro, além de produtivos, também se sentem dispostos a permanecer na empresa.

Então, crie premiações mensais para destacar desempenhos, ofereça brindes personalizados (como kits de bem-estar ou itens exclusivos) e implemente plataformas onde as pessoas possam elogiar diretamente os colegas por suas contribuições, como Wecare, Applause, GOconnect, etc.

Desenvolvimento de lideranças internas

Formar bons líderes dentro da própria equipe fortalece a confiança e cria um ambiente mais acolhedor e produtivo.

Líderes que conhecem bem a cultura da empresa conseguem alinhar os times aos objetivos organizacionais. Eles também ajudam a reter talentos ao construir relações de apoio e transparência.

Para colocar em prática, ofereça treinamentos de liderança que abordem gestão de pessoas, comunicação efetiva e resolução de problemas. Crie programas de mentoria onde gestores mais experientes possam orientar novos líderes, compartilhando experiências reais. 

Além disso, promova feedbacks regulares, como avaliações de desempenho e conversas individuais, para identificar potenciais gestores e evoluir suas habilidades.

Boa comunicação interna

Uma comunicação clara conecta os colaboradores ao que a empresa quer conquistar e aos seus valores. O alinhamento de todos traz fluidez às informações e os times trabalham com mais confiança e harmonia.

Para isso, use canais internos, como intranets e aplicativos corporativos – como o Slack, Clickup entre outros –, e faça reuniões regulares para compartilhar resultados e abrir espaço para feedbacks.

Programas de treinamento e capacitação

Treinar os colaboradores garante a preparação para enfrentar os desafios do mercado e crescer em suas carreiras.

Pessoas que se desenvolvem dentro da empresa se sentem mais valorizadas e tendem a ser mais engajadas e leais. Além disso, esses programas criam equipes mais qualificadas, melhorando a competitividade e a eficiência organizacional.

Invista em cursos online, workshops internos e subsídios para especializações. Como exemplo, é possível firmar parcerias com plataformas educacionais, como Coursera ou Alura, para oferecer formações personalizadas. 

Outra boa prática é promover workshops práticos liderados por especialistas internos ou convidados para compartilhar experiências do mercado.

E lembre-se: estruture um plano de desenvolvimento individual, definindo objetivos claros para cada colaborador, com metas de aprendizado para o cargo que ele ocupa e acompanhamento periódico para medir o avanço.

Gamificação em ações de engajamento

Transformar metas em desafios divertidos motiva as equipes e cria um clima organizacional mais leve. A gamificação torna as tarefas do dia a dia mais interessantes, promove a colaboração e melhora o foco nos resultados.

Nesse sentido, desenvolva competições internas que estimulem a colaboração, como desafios semanais ou mensais com metas claras e prêmios específicos, como dias de folga extra ou vouchers de presente.

Crie sistemas de pontos para atividades concluídas, como conclusão de projetos ou resolução de problemas, que podem ser trocados por recompensas personalizadas, como brindes.

Retendo mais seus colaboradores

A retenção de talentos requer um esforço contínuo que, com as boas ações de endomarketing, forma equipes mais engajadas, produtivas e alinhadas aos seus objetivos, gerando um ciclo de crescimento mútuo.

Ao valorizar e cuidar das pessoas do seu negócio, você fortalece suas bases e se posiciona para alcançar resultados ainda mais expressivos no futuro por meio da alta produtividade e equipe bem estruturada.

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