Vamos ser realistas: Employer Branding é mais do que um termo muito falado atualmente. As empresas que querem atrair e manter os melhores talentos devem ter estratégias claras.
Afinal, hoje em dia, os profissionais querem mais do que apenas um salário; eles buscam um lugar onde se sintam inspirados, valorizados e com espaço para crescer.
Então, para empresas, surge a chance de construir uma reputação autêntica. A organização se transforma em um lugar desejado por quem procura mais do que um simples emprego, mas sim, um propósito.
Neste artigo, você aprenderá como estruturar uma marca empregadora que reflete a verdadeira cultura da empresa, se conectando genuinamente com os talentos e criando uma comunicação que vai muito além das promessas, mostrando resultados de verdade.
Conheça e mapeie seu público interno e externo
Para fortalecer uma marca empregadora, entenda quem são os seus colaboradores e os talentos que você deseja atrair. Ao delimitar bem isso, é possível alinhar a cultura organizacional com as expectativas e motivações dessas pessoas, criando um ambiente onde elas se sentem valorizadas e engajadas.
Vá além das habilidades técnicas, observe as aspirações, desejos e expectativas desses talentos. O que motiva eles? Quais são suas ambições de carreira?
As ferramentas de pesquisas internas e entrevistas com candidatos apontam o que as pessoas realmente valorizam em uma organização (no caso de novas contratações) e quais fatores são diferenciais para a sua marca empregadora.
Internamente, o que faz seus colaboradores escolherem e permanecerem na sua empresa? A resposta a esse tipo de pergunta te ajuda a adaptar sua comunicação para transmitir os pontos mais atraentes da sua cultura.
Por exemplo, se a sua empresa se destaca pelas oportunidades de crescimento, compartilhe histórias reais de colaboradores que cresceram internamente. Essa narrativa cria uma conexão emocional e atrai profissionais com o mesmo perfil para trabalhar com você.
Crie uma cultura que sustente sua marca
Uma marca empregadora forte deve começar a ser construída com uma boa comunicação interna. Os valores e cultura precisam estar alinhados com o que é divulgado para o público. Se inovação está entre os princípios, atividades como meetups, treinamentos de novas tecnologias devem fazer parte do dia-a-dia do time.
Comece com a liderança. Líderes que vivem os valores da empresa ajudam a reforçar naturalmente a marca empregadora. Treinamentos e programas de desenvolvimento de liderança alinham os valores da empresa com as práticas diárias, sem que precise ser uma ação forçada.
Além disso, crie iniciativas que engajem os colaboradores, como programas de reconhecimento e feedback contínuo. As empresas que têm uma cultura de valorização e reconhecimento são desejáveis para profissionais que buscam crescimento e desenvolvimento em um ambiente saudável.
Segundo o relatório global da Gallup, de 2024, empresas com boas práticas de reconhecimento e boa gestão apresentaram 30% menos casos de estresse entre os funcionários em comparação com aquelas com práticas de gestão ruins. Ou seja, alinhar cultura e liderança promove um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Utilize feedback constante para melhorar sua marca
A construção de uma marca empregadora forte começa com a escuta ativa. Comece com a coleta de feedback dos colaboradores e candidatos, mas também aja sobre os dados para ajustar suas estratégias de comunicação e práticas internas.
Portanto, ferramentas como pesquisas de clima organizacional, avaliações 360° e entrevistas de desligamento, fornecem dados essenciais para encontrar áreas de melhoria.
Mas vá além de colher esses dados ─ também construa estratégias com base neles. Se a sua pesquisa de clima indicar que os colaboradores não se sentem reconhecidos, considere implementar programas de reconhecimento que atendam a essa necessidade, como o ‘Funcionário do Mês’ ou brindes por bom desempenho.
Ao agir frente às informações que têm, você ganha a oportunidade de melhorar a experiência interna e fortalecer a imagem da empresa como um local que valoriza seus talentos.
Inove no processo de recrutamento e divulgação
Tecnologia e inovação são essenciais para fortalecer o Employer Branding. Como previsto pelo HR Transformation Survey da KPMG, em 2017, ferramentas em nuvem e Big Data revolucionaram o recrutamento, tornando os processos mais eficientes e precisos.
Empresas que adotam automações e inteligência artificial para o RH, podem se destacar ao otimizar a experiência do candidato. Essas ferramentas agilizam o recrutamento e trazem personalização às dinâmicas de atração e seleção. Por exemplo, hoje, as plataformas de IA conseguem analisar padrões em currículos e identificar pontos-chave, a fim de sinalizar correspondências que mais se alinham à cultura e aos valores da empresa.
Além disso, redes sociais como o LinkedIn oferecem uma excelente oportunidade para mostrar o dia a dia da sua empresa. Publique vídeos, fotos e depoimentos de colaboradores para revelar como é trabalhar na organização.
Conteúdos que refletem os valores e a rotina da empresa envolvem emocionalmente e atraem talentos que se identificam com esses princípios. Inove e transforme sua abordagem de recrutamento e divulgação!
Conte histórias reais e inspiradoras
Algo bem poderoso no Employer Branding são as histórias reais. Como já mencionamos, mostre o lado humano da sua empresa por meio de testemunhos e cases de sucesso dos próprios colaboradores. Incentive as pessoas a compartilhar suas trajetórias profissionais na organização.
Crie um programa de embaixadores internos. Eles podem ser colaboradores que se destacam em suas áreas e que se voluntariam para compartilhar suas experiências nas redes sociais ou em eventos corporativos.
Mas lembre-se, para os testemunhos trazerem bons resultados, eles precisam ser autênticos e voluntários. Colaboradores que se sentem valorizados e engajados vão naturalmente querer compartilhar suas histórias.
Mantenha a consistência na comunicação
A consistência é a base para obter sucesso no Employer Branding. Criar uma excelente campanha de recrutamento só é suficiente se a experiência do colaborador ao entrar na empresa condiz com o que foi dito.
Portanto, alinhe todas as suas comunicações – desde anúncios de vagas, posts nas redes sociais até a experiência do colaborador dentro da empresa – para a sua mensagem ser única e coerente.
Ao manter a transparência e a coerência em todas as etapas do processo, haverá confiança dos candidatos e dos colaboradores. Ou seja, quando alguém vê um anúncio de vaga da sua empresa, eles devem sentir que essa vaga reflete os verdadeiros elementos da cultura organizacional e valores do local de trabalho.
Impulsionando sua empresa por meio das pessoas
Enfim, o Employer Branding é um processo contínuo, e construir uma marca empregadora forte e atraente exige tempo, autenticidade, consistência e inovação. Destaque a sua empresa no mercado e atraia as pessoas certas ao colocar em prática as dicas: conheça profundamente o seu público, alinhe a cultura organizacional às suas comunicações e utilize tecnologia para aprimorar a experiência do candidato.
Mas, claro, lembre-se de que o Employer Branding vai muito além de recrutar novos talentos. Ele também envolve reter e desenvolver os colaboradores já existentes, garantindo que a experiência interna esteja sempre alinhada com a imagem que você promove externamente.
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