Como o CS aumenta o Lifetime Value (LTV)?

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a empresa que se mantém ativa no mercado precisa pensar além da conquista de novos clientes. Também deve cultivar o relacionamento com os consumidores que já possui. Nesse contexto, o Lifetime Value (LTV) é um excelente indicador para medir o quanto de dinheiro cada cliente traz ao longo do tempo.

A questão é: como aumentar esse valor estrategicamente? A chave para isso é o Customer Success (CS). Com um atendimento pós-venda eficiente, proativo e personalizado, o CS eleva o valor vitalício do cliente, melhorando o vínculo e incentivando novas compras.

Existem diversas estratégias de CS que você pode aprender e adotar na sua empresa para aumentar o LTV e fidelizar mais clientes. Vamos ensiná-las a seguir!

O que é Lifetime Value (LTV) e por que ele é tão importante?

Para crescer, você deve manter os clientes atuais satisfeitos a ponto que continuem enxergando valor constante no seu produto ou serviço. Assim, eles continuam comprando por mais tempo e recomendam a sua marca para outras pessoas próximas.

A partir dessa percepção de valor, há muito resultado: segundo a Forbes, um aumento de 5% na retenção de clientes pode elevar os lucros de uma empresa em 25% a 95% ao longo do tempo.

É esse resultado que o Lifetime Value (LTV) procura: o valor financeiro que um cliente traz durante todo o período de relacionamento com a marca.

Isto é, o LTV é um indicador que mostra o potencial de receita de cada cliente e ajuda a entender o retorno sobre os investimentos (ROI) em aquisição e retenção. Quanto maior o LTV, mais previsível e saudável será o crescimento do negócio.

O que é Customer Success (CS) e como ele impacta o LTV?

A experiência do cliente vai muito além do momento da compra. Na verdade, é depois da venda que a relação mais importante se fortalece. O Customer Success (CS) é uma estratégia para o cliente atingir os resultados esperados com seu produto ou serviço, melhorando o relacionamento com ele.

O grande diferencial do CS é ser proativo. O time de CS se antecipa, identifica possíveis desafios e oferece soluções personalizadas antes que os problemas apareçam. Na prática, faz o cliente se sentir apoiado e valorizado em cada etapa da jornada de compra.

Portanto, o impacto no LTV é direto:

  • Clientes satisfeitos permanecem por mais tempo;
  • Relacionamentos mais próximos geram oportunidades de novas compras, como upsells (incentivar o cliente a comprar uma versão superior do produto) e cross-sells (promover itens complementares ao que foi comprado);
  • Clientes felizes recomendam a sua marca com mais facilidade, atraindo novos negócios de forma orgânica.
Como o CS aumenta o Lifetime Value (LTV)?

Quais estratégias de CS ajudam a aumentar o LTV?

O sucesso do cliente é resultado de estratégias bem estruturadas, que utilizam dados, proximidade e marketing educativo. Veja abaixo algumas práticas que podem transformar a experiência dos seus clientes.

Uso de dados para prever necessidades

Ser proativo no atendimento significa conhecer bem o cliente, e isso só é possível com dados. Assim, use ferramentas de CRM e automação para monitorar o comportamento do cliente e observar padrões.

Por exemplo, se um cliente parar de usar uma funcionalidade, pode ser um sinal de dificuldades. Ou um aumento no uso de um recurso pode indicar que ele está pronto para um upgrade

Com essas informações, o time de CS consegue agir na hora certa, surpreendendo o cliente e agregando valor. É possível intervir com suporte, treinamentos ou novas soluções alinhadas às necessidades do consumidor.

Atendimento consultivo e personalizado

O atendimento consultivo vai além de resolver problemas. O foco é entender as reais necessidades e objetivos do cliente. Ao aplicar essa estratégia, o time de CS escuta, analisa e propõe soluções alinhadas ao que o cliente quer. Ou seja, cada sugestão é personalizada, criando uma experiência única.

Como o CS aumenta o Lifetime Value (LTV)?

Então, se um cliente de software estiver aproveitando apenas parte de uma funcionalidade importante, o CS pode oferecer um guia passo a passo, treinamentos ou sugerir um upgrade.

Follow-up contínuo e estratégico

Manter contato regular com o cliente o deixa satisfeito, extraindo valor do produto. O acompanhamento contínuo encontra oportunidades de melhoria, entende as expectativas do cliente e mostra que a empresa está presente para apoiá-lo em todas as etapas de compra.

Desse modo, reuniões de acompanhamento, check-ins regulares e feedbacks proativos fortalecem a confiança e permitem que problemas sejam resolvidos antes de se tornarem graves. 

Sem contar que essas interações oferecem uma excelente oportunidade para coletar insights sobre o uso do produto e sugerir novas funcionalidades ou recursos que otimizem a experiência do cliente.

Educação do cliente

Clientes bem-informados aproveitam melhor o produto, enfrentam menos dificuldades e ficam mais satisfeitos, o que contribui diretamente para a retenção, fidelização e, consequentemente, para o aumento do Lifetime Value.

A educação contínua é o que desenvolve a autonomia do cliente no uso da solução, a percepção do valor agregado e o aproveitamento de todos os recursos disponíveis do item ou serviço. Mas como fazer isso? 

  • Ofereça guias, vídeos tutoriais e webinars educativos acessíveis, de fácil compreensão e voltados para as principais dores e desafios dos clientes. Tutoriais passo a passo e webinars ao vivo trazem aprendizados práticos e esclarecimentos de dúvidas em tempo real.
  • Disponibilize um repositório online com FAQs (Perguntas Frequentes), artigos, manuais e vídeos explicativos para que o cliente acesse a qualquer momento. Na prática, também reduz a sobrecarga do time de suporte técnico e oferece uma resposta muito mais rápida ao cliente.
  • Conceda treinamentos individuais ou em grupo, adaptados ao perfil e à fase do cliente. Os treinamentos podem ser feitos logo no onboarding e continuados em ciclos de acompanhamento para ele evoluir no uso do produto.
  • Realize sessões de boas-vindas no onboarding – até mesmo com brindes personalizados para tornar o momento memorável–, apresente funcionalidades-chave e acompanhe os primeiros passos para intensificar uma adoção mais rápida e eficiente da solução. 
  • Crie fóruns, grupos ou espaços para os clientes trocarem experiências, compartilharem boas práticas e aprenderem entre si. Além de engajar, funciona como um canal extra de suporte e educação. A exemplo, temos a LEGO, que incentiva seus usuários a compartilharem criações, ideias e experiências no LEGO Ideas, onde os fãs sugerem novos modelos e votam em projetos favoritos. 

Como começar a implementar Customer Success?

Dar os primeiros passos no Customer Success pode parecer desafiador, mas é mais simples do que parece. Com uma estratégia bem estruturada, sua empresa fortalece o relacionamento com os clientes. Entenda como começar a implementar CS:

Como o CS aumenta o Lifetime Value (LTV)?

Como medir se o Customer Success está aumentando o LTV?

A maneira mais simples de medir se as suas estratégias de Customer Success (CS) estão realmente aumentando o Lifetime Value é comparar o LTV antes da implementação das estratégias de CS com o LTV depois.

Por exemplo: antes do CS, os clientes tinham um ciclo médio de 6 meses e gerava R$ 1200 em receita. Após implementar ações de acompanhamento proativo, treinamentos e personalização do atendimento, o tempo médio de permanência aumentou para 12 meses, aumentando o LTV para R$ 2400.

Dependendo do tipo de negócio, os indicadores mudam bastante. Se for contrato de software, que geralmente é anual, a prioridade não está tanto no tempo de permanência, mas sim em aproveitar as oportunidades de upgrades, cross-sell e expansão de contas. 

Já em modelos com compras pontuais de produtos ou serviços, faz mais sentido olhar para o intervalo entre as recompras e pensar em como encurtar esse tempo para aumentar o valor que o cliente gera ao longo da vida.

É importante também acompanhar o LTV médio por segmento ou perfil de cliente para entender onde o CS está trazendo os melhores resultados na satisfação.

Por exemplo: clientes acompanhados pelo time de CS passaram a realizar upgrades de planos com maior frequência, aumentando a receita média de R$ 200/mês para R$ 350/mês.

Fique atento também ao tempo médio de retenção do cliente. Se ele fica mais tempo, o valor gerado aumenta. Um time de CS bem estruturado garante que os clientes enxerguem valor continuamente, evitando cancelamentos e estendendo o ciclo de vida.

Leve o CS adiante na sua empresa

Com estratégias de Customer Success bem implementadas, como atendimento consultivo, contato regular, uso de dados e educação contínua, é possível aumentar o Lifetime Value, promover a retenção e criar oportunidades de novas vendas.Portanto, se você deseja implementar estratégias eficazes de CS e surpreender seus clientes com brindes personalizados que tornam a experiência ainda mais memorável, entre em contato com a BeUnI e eleve o valor percebido da sua marca!

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